Dicas-de-Como-Prevenir-a-Gastrite-e-Viver-de-Forma-Mais-Saudavel

A Gastrite é um problema que atingi milhares de brasileiros e este problema está relacionado a inúmeras causas, desde erros na alimentação até fatores genéticos. No artigo de hoje, vamos entender melhor o que é gastrite, entender sobre sua fisiologia, aprender sobre a gastrite aguda, a gastrite crônica e como passar longe desse problema!

Entendendo o Princípio da Gastrite com Uma Analogia:

Fazendo uma analogia de como funciona o corpo humano, podemos dizer que o estômago é como se fosse um saco moedor, onde os alimentos que você ingere são esmigalhados e as migalhas restantes são absorvidas e divididas de acordo com as necessidades do seu organismo.

Sistema Digestório

Pois bem, agora imagine que o seu estômago, ou melhor, esse saco, tem uma parte desgastada, deixando-a mais sensível. Com o tempo, esse saco vai acabar tendo problemas para digerir a comida, e para avisa-lo, dono do saco, que ele está com regiões sensíveis, acaba causando dores, como forma de alerta que tem algo errado com o saco.

Aprendendo a Fisiologia:

Esse alerta do estômago para o organismo pode ser a gastrite. É indicação de um problema que precisa ser resolvido.

A gastrite pode ser dividida em duas formas: a gastrite aguda e a gastrite crônica. Em cada uma delas, medidas para o tratamento devem ser tomadas, e, para ambos os casos, medidas de prevenção são recomendadas.

Gastrite Aguda:

A gastrite aguda pode ser considerada uma gastrite esporádica. Ela acontece, por exemplo, nos casos em que uma pessoa exagera na bebida alcoólica em uma noite e, no outro dia, além da ressaca, acaba lidando com uma grande queimação no estômago.

Ressaca

Isso acontece porque o ácido do estômago acaba sendo produzido em excesso e esse ácido a mais acaba inflamando a camada interna (mucosa) do estômago. Outras situações de produção excessiva de ácido, são a ingesta exagerada de alimentos e situações de estresse.

Gastrite Crônica:

Já no caso da gastrite crônica, o que acontece é que a mucosa do estômago esta inflamada há algum tempo e mesmo quantidades normais de ácido podem causar dor.

Gastrite

O tratamento, que deve ser sempre feito sob orientação médica, inclui medicamentos que normalizam a produção do ácido e cicatrizam a mucosa do estômago.

Passando Longe da Gastrite:

Hábitos alimentares saudáveis, evitando-se excessos, tanto de quantidade quanto da qualidade do alimento ingerido. Procure comer fracionadamente, isto é, não ficar mais de 4 horas sem comer algo. Evite excesso de gorduras e frituras, molhos e temperos, sucos de frutas ácidas, bebidas alcoólicas e refrigerantes.

Deixe vícios como alcoolismo, fumo e café preto. Não tome medicamentos sem orientação médica, principalmente anti-inflamatórios.

Busque orientação de profissionais especializados, como médico e nutricionista quando for o caso.

Contato Silvio Gabor

Entre em contato com o Dr. Silvio Gabor

Deixe sua mensagem!