sintomas da gastrite

Vamos acompanhar nesse artigo 4 alimentos que aliviam e 4 alimentos que pioram os sintomas da gastrite, uma condição que aflige milhões de pessoas e dificulta o hábito de se alimentar. Comer com mais qualidade é um dos melhores caminhos para se livrar dos sintomas.

Apenas um médico gastroenterologista pode prescrever recomendações mais clínicas, mas os sintomas da gastrite se relacionam diretamente com esses itens que comentaremos agora.

De olho nos sintomas

Os sintomas da gastrite incluem dor no estômago, queimação, azia, má digestão, sensação de estômago cheio, náuseas e vômitos. Em caso de sangramento da parede do estômago, ocorre fezes escuras e vômito de sangue ou material semelhante à borra do café.

O tratamento para a gastrite varia de acordo com a causa da doença, mas envolve sempre alterações nos hábitos alimentares, com redução do consumo de gorduras e pimenta, prática de atividade física e parar de fumar e de consumir bebidas alcoólicas.

sintomas da gastrite

Gastrite é a inflamação, infecção ou erosão do revestimento do estômago. Ela pode durar por pouco tempo, na chamada gastrite aguda, ou pode durar meses e até mesmo anos. Essa inflamação no aparelho digestivo pode ser causada, entre diversos fatores como remédios, consumo excessivo de álcool e infecção estomacal por bactéria. Outros fatores que podem provocar a irritação são: refluxo da bile, estresse e infecção viral.

O que consumir para ajudar

1 – A alimentação adequada é muito importante para o sucesso do tratamento dos sintomas de gastrite. Há muitos tipos de gastrite, e a maioria pode ser tratada com o consumo frequente de legumes, verduras e frutas cozidas. Deve-se sempre cozinhá-los, pois a ingestão crua pode ser prejudicial.

2 – Como opções de carne, o consumo de carnes magras cozidas sem muitos condimentos não prejudica o tratamento.

3 – Como exemplos de fruta, está a vitamina de mamão, pois ele possui propriedades que ajudam na digestão e diminuem a acidez do estômago, melhorando os sintomas.

4 – De verduras, o chá de acelga é um excelente remédio caseiro, muito nutritivo e também elimina as toxinas do sangue.

O que piora a gastrite

1 – Deve-se evitar diversos líquidos, entre eles: café, achocolatado, bebidas alcoólicas e refrigerantes. Outras opções, como chá preto e sucos industrializados, também fazem mal.

2 – Alimentos muito gordurosos e muito fibrosos, como vegetais crus, pioram a gastrite. Molhos, como por exemplo, o catchup ou mostarda, e alimentos muito condimentados, pioram a condição.

3 – Evite as frutas cítricas como laranjas e limões. Estes alimentos aumentam o teor de acidez do estômago, o que pode causar desconforto em quem apresenta um quadro de gastrite.

4 – O leite e seus derivados também deve ser evitado. Muita gente acha que um copo de leite melhora a queimação do estômago, no entanto, devido aos níveis de gordura nestes alimentos, a digestão é mais lenta e pode piorar os sintomas da gastrite.

Agora você já sabe mais sobre algumas dicas para combater os sintomas da gastrite, sabendo o que pode consumir e o que deve evitar. Lembre-se que, além de cuidar da alimentação, é sempre bom procurar um diagnóstico médico para analisar o seu quadro.

Quer receber mais conteúdos médicos e informativos como esse? Então assine agora nossa newsletter e fique por dentro de nossas novidades.

Entre em contato com o Dr. Silvio Gabor

Deixe sua mensagem!