tipos de gastrite

A gastrite é uma inflamação das paredes do estômago que pode produzir sintomas como dor de estômago, indigestão e arrotos frequentes. O profissional que pode fazer o melhor diagnóstico deste tipo de condição é o médico gastroenterologista. A gastrite possui diversas causas que incluem o abuso do álcool, ingestão de anti-inflamatórios por longo período, estresse e nervosismo.

Os sintomas da gastrite incluem dor no estômago, queimação, azia, má digestão, sensação de estômago cheio, náuseas e vômitos.

Neste artigo vamos abordar os tipos de gastrite, seus diagnósticos e tratamentos.

Tipos de gastrite, seus sintomas e possibilidades de tratamento

Os tipos de gastrite são classificados de acordo com a sua duração, a causa da doença e o local do estômago que é atingido.

A gastrite pode ser aguda, e normalmente é causada pela presença da bactéria Helicobacter pylori no estômago. Seus principais sintomas são dor, náuseas e vômitos, que normalmente têm início repentino.

Se não for tratada, a gastrite aguda pode evoluir para a gastrite crônica. Ela é caracterizada por uma duração prolongada dos sintomas de gastrite, com aumento progressivo da inflamação da parede do estômago. Em seus estágios finais, a parede do estômago está quase completamente destruída, podendo evoluir para câncer.

tipos de gastrite

A gastrite crônica também pode ser classificada de acordo com a parte afetada do estômago, podendo ser gastrite antral, que afeta a parte final do estômago e é normalmente é causada pelo H. pylori, ou gastrite no corpo do estômago, que afeta a região central do órgão e normalmente é causada por uma reação do sistema imune. No caso da gastrite crônica, o tratamento é feito através de medicamentos. Ter um acompanhamento médico frequente é recomendável.

A gastrite enantematosa é quando há inflamação em uma camada mais profunda da parede do estômago, podendo surgir devido a infecção por bactérias, doenças autoimunes, alcoolismo ou uso frequente de medicamentos como aspirinas ou anti-inflamatórios. Seu tratamento é feito com medicamento anti-ácidos e dieta pobre em gorduras, doces e cafeína.

Outro tipo de gastrite é a eosinofílica, caracterizada por um aumento de células imunes no estômago, causando inflamação e sintomas como azia, náuseas e vômitos. Ela afeta principalmente pessoas com histórico de alergias no corpo, e é tratada com o uso de medicamentos.

art.9.2

Também é muito comum a gastrite nervosa. Ela atinge principalmente as mulheres e surge em situações de irritabilidade, medo e ansiedade. Os seus sintomas são semelhantes aos da gastrite clássica, ocorrendo azia, sensação de estômago cheio, arrotos frequentes e vômitos. O tratamento junta medicamentos, remédios calmantes, alterações na dieta e prática de atividade física.

Receita: qualidade de vida

O tratamento para a gastrite varia de acordo com a causa da doença, mas envolve sempre alterações nos hábitos alimentares, com redução do consumo de gorduras e pimenta. Viver melhor, praticar atividade física, parar de fumar e de consumir bebidas alcoólicas e evitar o estresse também são dicas a serem levadas em consideração.

Agora você já sabe mais sobre os tipos de gastrite, seus sintomas, diagnóstico médico e tratamento. Quer receber mais conteúdos médicos e informativos como esse? Então assine agora nossa newsletter e fique por dentro de nossas novidades.

Entre em contato com o Dr. Silvio Gabor

Deixe sua mensagem!