Como aliviar a Dor da Hemorroida?

As hemorroidas causam muita dor e desconforto, afinal são veias dilatadas no final do intestino, que inflamam e causam dor para se sentar e evacuar. Por vezes banhos de assento aliviam o problema, mas no geral é mais assertivo consultar um médico para aliviar a dor da hemorroida.

Quais os sintomas e como aliviar:

Como eu sei que Tenho Hemorroida?

A hemorroida pode apresentar alguns sintomas como prurido anal, dor anal principalmente quando vai evacuar ou está sentado, sangue vermelho vivo no papel higiênico ou nas fezes, inchaço ao redor do ânus ou nódulos endurecidos sensíveis próximo ao anus. Caso você apresente algum desses sintomas é possível que tenha hemorroida.

Exame de Hemorroida:

Normalmente o médico consegue identificar a hemorroida com análise da região anal. Por vezes ele também fará um exame de sangue oculto nas fezes. Outro possível exames é o retossigmoidoscopia.

Esses exames servem para analisar de forma mais minuciosa a região do cólon e reto. Outro exame pedido é a colonoscopia quando a pessoa tem doenças no trato digestivo, mais de 50 anos e risco aumentado de câncer colorretal.

Como Curar a Hemorroida?

Banhos de assento podem ajudar, bem como a ingestão de medicamentos. O tratamento medicamentoso correto só pode ser indicado por um médico.

Outro tratamento é uma sonda colocada acima da hemorroida com luz infravermelha. Ela coagula os vasos rapidamente, fazendo com que diminuam.

aliviar a dor da hemorroida: tratamento medicamentoso indicado por médico

Agora, se o problema não melhorar com medidas não invasivas, será necessário o tratamento cirúrgico. Podem ser feitos procedimentos como escleroterapia ou ligaduras elásticas que, apesar de mais simples não são tão eficazes para resolver o problema e aliviar a dor da hemorroida. O tratamento definitivo é conseguido com a cirurgia de hemorroidectomia.

Dicas para Aliviar a Dor das Hemorroidas:

São necessários alguns cuidados especiais para aliviar a dor, por exemplo:

  • Usar roupas íntimas em algodão
  • Evitar coçar
  • Evitar papel higiênico com perfume
  • Fazer banhos de assento regularmente com água morna por 10 a 15 minutos
  • Usar pomadas específicas para hemorroidas. Existem pomadas com corticoides e outras com lidocaína. A primeira diminui dor e inchaço e a segunda a dor sentida
  • O uso de emolientes reduzem esforço e constipação.

Na dúvida, entre em contato com um Gastroenterologista!

Caso o problema não foi solucionado com pomadas e banhos de assento, consulte um médico Gastroenterologista. Ele poderá analisar a área e já receitar o tratamento ou pedir alguns exames a fim de repassar o diagnostico completo. O médico perguntará se existe histórico de hemorroidas na família, quando os sintomas começaram, se você tem sangramento ao evacuar, se come alimentos ricos em fibra e assim por diante.

Em geral fique tranquilo, pois a hemorroida tem tratamento e em breve você estará curado. Depois basta tomar medidas para evitar o problema como tomar bastante água, não forçar ao evacuar, manter-se ativo, comer frutas vermelhas, maçãs e uvas, além de verduras escuras e folhosas. Com cuidado e tratamento correto a hemorroida não voltará a te incomodar.

 

Entre em contato com o Dr. Silvio Gabor

Deixe sua mensagem!