Como Curar a Hemorroida? Qual o Melhor Tratamento?

Normalmente as pessoas se referem ao problema nas veias anais como hemorroida. Na verdade, as hemorroidas são as próprias estruturas vasculares localizadas no canal anal que, quando estão no estado normal, ajudam a controlar a passagem das fezes. A doença hemorroidária acontece quando as veias incham e inflamam.

Muitos fatores são responsáveis pelo surgimento da hemorroida. Além disso, não existe apenas um tipo da doença, sendo que o tratamento dependerá das características e do grau do problema. Abordaremos as diferentes manifestações da doença hemorroidária, as causas e como curar a hemorroida.

E se eu não tratar?

Tipos de Hemorroidas:

A doença se apresenta de duas formas, que diferem pela sua localização. Em ambos os casos os vasos sanguíneos da parte distal do reto e do ânus ficam salientes e aumentam de tamanho. Veja os tipos:

1 – Hemorroidas Internas:

Elas permanecem na região interna do ânus, e por isso não são sentidas pelo paciente nas suas fases iniciais. Muitas vezes são percebidas quando há a perda de sangue durante a defecação. Em casos mais graves há o prolapso, isto é, a exteriorização da região afetada. Quando as veias estão totalmente prolapsadas, o paciente passa a sentir dores e incômodo muito fortes.

2 – Hemorroidas Externas:

Localizam-se externamente, nas bordas do orifício anal, e costumam sangrar quando se rompem. São perceptíveis por apresentarem inchaço na região. Pode haver a formação de um trombo no interior do vaso, identificado como um nódulo duro e azulado, revestido por uma pele fina. O paciente sente um grande incômodo devido à inflamação e ao prurido que causa, deixando a região dolorida.

Causas e Sintomas:

Não se conhece uma causa exata da doença, mas é sabido que há muitos fatores que levam ao desenvolvimento de hemorroidas. Grande parte dos pacientes possui a doença hemorroidária devido à constipação intestinal causada pela retenção de água. A tensão nos intestinos, advindos de problemas como diarreia e obstipação, são fatores de risco.

A hipertensão arterial e a hipertensão portal são causas comuns, já que afetam as conexões entre as veias da parede retal. Pessoas obesas e mulheres em gestação também costumam desenvolver hemorroidas devido à pressão exercida nas veias.

como curar a hemorroida: imagem representando constipação intestinal

O consumo de tabaco, café ou álcool pode agravar o problema ou ajudar a desenvolver a doença em pessoas com problemas intestinais. Para saber como curar a hemorroida é preciso diagnosticar a doença. Veja se você tem alguns desses sintomas:

  • Sangramento
  • Dores na região
  • Prolapso
  • Comichão
  • Nódulo sensível
  • Prurido anal
  • Inchaço

Como Curar a Hemorroida:

Sintomas ligeiros podem ser tratados com alimentos fibrosos e muito líquido. Em casos de trombose hemorroidária, é necessária uma pequena intervenção cirúrgica para extrair o coágulo sanguíneo. A operação é realizada em ambulatório e sem anestesia local. Hemorroidas internas podem ser curadas com escleroterapia ou laqueação hemorroidária. O tratamento definitivo pode ser obtido com a remoção dos vasos afetados (hemorroidectomia).

E qual é o melhor tratamento para hemorroidas externas? Normalmente elas são tratadas com remédios anti-inflamatórios, analgésicos e pomadas. O paciente precisa criar uma rotina nova, com banhos de assento com água morna e uma dieta rica em fibras.

Entre em contato com um Proctologista se presenciar alguns dos sintomas mencionados acima. Ele traçará o melhor tratamento para seu caso através do exame da hemorroida. Em algumas situações é preciso encontrar um especialista para não desenvolver um problema ainda mais grave. Por isso, não se automedique e nem aceite tratamentos alternativos de pessoas que não são especialistas.

 

 

Entre em contato com o Dr. Silvio Gabor

Deixe sua mensagem!