Como identificar uma Ulcera Gástrica e os seus Principais Sintomas

A principal função do nosso estômago é triturar alimentos, e para isso nele contém o suco gástrico, que é um ácido muito forte. Misturado com o alimento, ele é triturado e fracionado, para finalmente poder passar para o intestino e ser digerido.

A função do suco gástrico, como foi falado, é triturar alimentos, o que acontece em estômagos normais e saudáveis.  Porém, em algumas situações, este suco pode atacar a parede interna do estômago, agredindo-a tanto que com o tempo poderá se formar uma ferida, que é chamada de úlcera gástrica.

Úlcera Gástrica

Isto se dá seja por um aumento na quantidade de ácido no estômago ou a diminuição da sua proteção. Esse desequilíbrio pode dar por diversos fatores, como a má alimentação, consumo excessivo de alimentos, cigarros, bebidas alcoólicas, remédios que contêm ácido acetilsalicílico e anti-inflamatórios, ou até mesmo o estresse.

A úlcera gástrica destrói a parede estomacal e pode atingir qualquer pessoa, independentemente da idade, sexo ou etnia. Neste artigo falaremos dos sintomas da úlcera gástrica e saiba como identificar uma!

 

Sintomas da Úlcera Gástrica:

É bem provável que você já tenha sentido ou conheça alguém que já sentiu a sensação de dor ou queimação no estômago. Este é o principal sintoma da úlcera gástrica, e se manifesta especialmente com o estômago vazio.

Ao encontrar o estômago sem alimento, a produção de ácidos continua, prejudicando ainda mais a parede estomacal. Esta dor é aliviada com a ingestão de alimentos ou antiácidos, pois o suco se concentra em digerir o conteúdo do estômago, e não mais a sua parede. Porém, a dor reaparece logo quando o estômago se esvazia novamente. Esta é uma outra característica comum da úlcera: o ritmo  dói, come, passa, dói, come, passa.

Sintomas da Úlcera Gástrica

O paciente pode até ser acordado a noite pela dor no estômago, ou haver indícios de náuseas e/ou vômitos. Outra característica é a sensação de saciedade precoce (sentir-se cheio mesmo não comendo muito). O paciente também deve prestar atenção ao evacuar, pois as fezes escurecidas ou avermelhadas podem indicar presença de sangue, outro indício da doença.

 

O que Fazer ao Identificar os Sintomas

Se você apresenta algum desses sintomas, procure um médico gastroenterologista, para diagnosticar a úlcera e começar o tratamento o mais rápido possível. O diagnóstico é feito pela endoscopia, com o paciente sedado. Assim, é possível verificar se há ou não a presença da bactéria Helicobacter pylori, um dos causadores da doença. Nos casos de hemorragia, é possível localizar o local do sangramento e controla-lo.

O que Fazer ao Identificar os Sintomas da Úlcera Gástrica

Após o diagnóstico da úlcera, poderá ser feito o tratamento, que consiste principalmente em controlar a alimentação do paciente, ou até o uso de medicamentos que neutralizam a agressão do estômago pelo ácido. Em casos mais difíceis em que a ferida não cicatriza ou reaparece com frequência, pessoas que não respondem aos medicamentos ou hemorragia grave, é indicado a cirurgia.

 

Concluindo

Os sintomas da úlcera gástrica são muito visíveis e dolorosos, portanto recomenda-se procurar um médico o mais rápido possível, pois o agravamento da doença pode levar a complicações mais graves, como a hemorragia interna, e levar até a morte. Se você sente algum dos sintomas citados neste artigo, entre em contato com a nossa clínica e agende uma consulta!

Contato

Entre em contato com o Dr. Silvio Gabor

Deixe sua mensagem!