Dr. Silvio Gabor

Especialista em Gastroenterologia e
Cirurgia do Aparelho Digestório
Tel: (11) 3064-7088 | (11) 2339-7507

Facebook do Dr. Silvio Gabor
Youtube do Dr. Silvio Gabor


Cisto Pilonidal Tem Cura?

Cisto Pilonidal Tem Cura

Cisto pilonidal é um abcesso próximo ao final da coluna lombar, que frequentemente contém pêlos, causando uma inflamação. Eles podem ser dolorosos, atingindo os homens com mais frequência que as mulheres (que corresponde a 80% dos casos), ocorrendo de forma típica entre o período de 15 a 30 anos.

Uma das causas especuladas para os cistos pilonidais é a presença de pelos que crescem dentro do corpo. A transpiração excessiva também pode contribuir para seu surgimento. Os primeiros sintomas aparecem com um desconforto na região, principalmente quando o indivíduo passa muito tempo sentado.

O cisto pilonidal é uma doença muito comum, que não costuma provocar maiores complicações, mas pode ser muito desconfortável e ter um tratamento difícil em alguns casos. Nos casos mais avançados, em que a lesão encontra-se inflamada e o paciente apresenta muita dor e vermelhidão.

Cisto Pilonidal tem Cura?

O tratamento para o cisto pilonidal é cirúrgico, e depende da fase da doença. Nos casos mais simples, o cisto pode ser inicialmente tratado com uma pequena incisão na pele sob anestesia local, sendo suficiente para drenar o conteúdo do cisto. A cirurgia para tratamento definitivo deverá ser realizada após algumas semanas. Essa drenagem serve apenas para aliviar a dor, não sendo considerado tratamento definitivo.

O paciente pode experimentar períodos de melhora importante, onde há desaparecimento da secreção por algum tempo. Entretanto, há chances de a  lesão voltar a aparecer após a drenagem. Não há cura espontânea sem o tratamento adequado.

Quando há diminuição do processo inflamatório e infeccioso do local, é indicado o tratamento definitivo, que consiste na retirada em bloco do cisto com alguns centímetros de tecido gorduroso  e peles sadios ao seu redor, para ter a certeza que o problema não voltará a aparecer.

A importância dos cuidados no pós-operatório

O paciente e a equipe médica devem ter cuidado redobrado também na cicatrização. A ferida cirúrgica pode ser deixada aberta, sem dar pontos, para que ocorra a cicatrização natural. Esta técnica, que apesar de necessitar um cuidado maior, tem a vantagem de apresentar menos complicações futuras. São feitos curativos diários com gazes e soro fisiológico até seu fechamento completo e deve-se estar atento aos pelos da região para não caírem na abertura. A cicatrização completa ocorre em até 8 semanas.

Cisto pilonidal tem cura e seu tratamento

As outras técnicas de cicatrização são mais rápidas, porém com a desvantagem de ser maior a chance de infecção da mesma. Dependendo da quantidade de tecido removido e da abertura, podem ser dados pontos para aproximação da gordura e da pele.

Concluindo, o cisto pilonidal é uma doença difícil de ser tratada, pois tem a chance de a lesão voltar a aparecer, seja por uma infecção no local ou a não retirada completa dos tecidos infectados. Porém, após as sessões de drenagem e a diminuição da infecção, poderá ser feita a cirurgia para o tratamento completo do cisto. Por isso, é importante a escolha de um médico coloproctologista experiente e habilidoso e seguir rigorosamente as indicações do mesmo.

47 respostas para “Cisto Pilonidal Tem Cura?”

  1. Andrea Carvalho disse:

    Moro em BH, gostaria de saber se vocês onhecem algum medico aqui que realizam essa cirurgia de retirada do cisto pilonidal? Obrigada!

    • daiana disse:

      Flor, vou operar no proximo mes com o Dr. Frederico Tavares. Ótimo médico, uma gracinha! vale a pena procurar se procura um bom medico. tem me dado muito suporte. Boa sorte!

  2. Rafael disse:

    Olá! Estou com o cisto pilonidal há 03 anos e precisarei passar pela cirurgia, minha pergunta é a seguinte: Todos os casos podem ser feitos com pontos, laser ou de outra forma que não seja pela forma convencional (de deixar a cicatrização acontecer por si só)? Tenho receios quanto a deixá-la aberto e gostaria de uma luz. Obrigado desde já.

  3. Augusto disse:

    Olha, eu acabei de fazer a cirurgia e tive que deixar aberto, não dói nada, só incomoda de vez em quando por causa do curativo, mas nada insuportável.

  4. Bruno disse:

    oLÁ..fiz essa bendita cirurgia no ano passado (2012) deixando aberta para fechar, pois bem fechou e esse ano novamente ele voltou , meu isso pe um saco !!!! O meu medico agora quer fazer pelo metodo de dar pontos. Cara, estou de saco cheio dessa merda , e rezo todos os dias para que isso deixe de aparecer !!!!!!

  5. sidney disse:

    fiz a cirurgia a dois meses foi muito tranquilo só a recuperação e um pouco chata nas primeiras semanas incomodam bastante depois e tranquilo sei dor nenhuma mas ate hoje não durmo de costas pois doí um pouco tem que fechar por si própria se não volta espero ter cooperado um pouco pra quem tem que fazer a cirurgia boa sorte…

  6. gabrielle disse:

    operei no dia 28/03/13 um cisto pilonidal não me costuraram fiquei aberta tomando todos os cuidados necessários fiz curativos duas vezes ao dia,foi difícil e doloroso fui no dia 23/07/13 ao médico para ver como estava a minha cicatrização e tive uma triste noticia que eu teria que operar novamente a minha operação já está quase toda fechada não tive nenhuma complicação na minha cicatrização estava tudo correndo bem …
    estou muito triste e inconformada por ter que passar por tudo de novo…
    gostaria de saber se tem como o médico ver que eu preciso de uma nova operação mesmo antes da que eu fiz ter cicatrizado por completo?

    • Débora disse:

      Comigo aconteceu isso tb Gabrielle, fiz a primeira cirurgiia e nela eu dei pontos pq era muito grande, depois de 3 meses que ainda tava cicatrizando [não tinha fechado nem 10% ainda da cirurgia] tive que voltar pro centro cirúrgico para fazer uma drenagem, mas chegando la havia mais 3 cistos que apareceram, dai tive que operar de novo sem a primeira cirurgia ter fechado.

  7. ana disse:

    A cirurgia eh terrivel fica tudo aberto um burado enorme demora horrores pra sarar eu tenho mas acho q nao vou retirar!

  8. Mateus disse:

    Acabei de fazer a cirurgia.
    Quem quiser pode me encaminhar email com dúvidas
    Mateusbosso@gmail.com

  9. Wanderson disse:

    Olá, fiz esta cirurgia com os pontos a 6 meses atras, n deu mto certo resiltado tive de operar novamente e agora esta exposto, a sensacao e mto estranha, espero que me recupere rapidamente agora mais irei ficar afatado do trabalho por 45 dias.

  10. juliana disse:

    fiz a cirurgia ha 5 anos porem nunca mais tive dores como antes .porem o local vive me incomodando quando passo muito tempo sentada é normal?

  11. gilmar disse:

    ja fiz esa cirurgia 4x e ainda não fiquei bom pois inflama quase todo mes e eu tomo antiinflamatorio pois cria um buraquinho e com alguns dias ele fecha e depois começa tudo de novo. alguem pode me da um ajuda

  12. Roseli disse:

    Minha filha fez a cirurgia dia 29/07, estou sofrendo muito para fazer o curativo, fico insegura com medo de não fazer direito.
    Ela não sofre com dor, mais é desconfortável, eu já fiz e levei ponto e graças a Deus não voltou, Mais o médico dela preferiu deixar aberto. pois disse que a chance de voltar é mínima. Não vejo a hora disso acabar,

  13. leticia disse:

    olá fiz essa cirurgia no dia 25/02/2013 ficou totalmente aberta a cirurgia foi tranquila na segunda semana que doeu um pouco meu medido mandou eu por açúcar nos primeiros dias que botei doeu muitooooooooooo mais com tempo não doe mais ainda estar um pouco aberta mais estou trabalhando dirijo Faso quase tudo só não posso ir para academia pois pode forca muito não vejo a hora de fechar por completo é um cisto muito chato mais foi melhor fazer logo essa cirurgia pois sofria muito com a dor.

  14. Felipe Cardoso disse:

    Alguém sabe um medico que no RJ faça essa cirurgia???
    Que dor mais insuportavel…

  15. Jéssica disse:

    Oi, então faz uns dois meses que eu descobri esse cisto, eu queria saber sobre a anestesia se primeiro eles dão uma pra ficar de boa, ou vai logo na raqui mesmo… obrigada

  16. carlos disse:

    Olá,eu fiz a operação a primeira vez em 2011 … em 2012 quando estava tudo certo a doença voltou e operei denovo
    agora no final de 2013 parece que quer voltar outra vez…
    que doença de merda cara , nao aguento mais essa droga
    fica um cheiro ruim , um liquido estranho e um enorme disconforto, estou quase desistindo de operar

  17. veridiana disse:

    OLÁ,FIZ ESSE CIRURGIA FAZ UNS 10 ANOS E FOI MUITO DIFÍCIL, PASSEI SEIS MESES PARA A PRIMEIRA CICATRIZAÇÃO. PORÉM A PRIMEIRA NÃO TEVE O RESULTADO DESEJADO E TIVE QUE REPETIR, E AI FORAM MAIS SEIS MESES PARA A CICATRIZAÇÃO. MAS DE UNS TRÊS ANOS PARA CÁ VIVO SENTINDO DORES NO LOCAL. GOSTARIA DE SABER O QUE SIGNIFICA ISSO? SE HÁ POSSIBILIDADE DO CISTO TER VOLTADO? DESDE JÁ OBRIGADA!

  18. Proctoclin disse:

    A parte ruim, infelizmente é que poderá voltar posteriormente.

  19. Rodrigo Giorge disse:

    Boa tarde,

    Fiz essa cirurgia no mês 3 de 2013, ficou totalmente aberta e demorou 2 meses para cicatrização total.
    Não sentia dor alguma, muito tranquilo, porém, o cisto voltou, e amanhã farei outra.

    Meu médico disse, que o procedimento correto, é injetar um liquido azul sob pressão no orifício do cisto antes da incisão, assim, todo o cisto ficara marcado em azul e fica mais fácil de retirar completamente o cisto.
    Vale a pena conversar com seus médicos a respeito!

    Na primeira cirurgia, o médico não usou dessa técnica, e provavelmente restou vestígios de cisto.

    Boa sorte para quem ainda vai operar!

  20. valeria disse:

    Ola, eu nunca tinha ouvido falar deste cisto. No dia 22/10 comecei a sentir uma dor que pensava eu era no coccix. No dia 25/10 a dor era intensa e fui ao hospital, onde foi diagnosticado cisto pilonidal, estou tomando antibioticos fortissimos para dor e antiflamatorio, mandaram eu retornar no dia 28 para fazer puncao e marcar um cirurgiao geral para remover o cisto. Estou tao preocupada e tambem temerosa. Sera que mesmo depois da puncao, ha necessidade da cirurgia ?

  21. Claudio Veras disse:

    Fiz essa cirurgia a dois anos e pouco tempo depois voltou a aparecer da mesma forma. Quando inflama, fica dolorido, claro, e dois dias ele estoura, ai demora um ou dois meses e se repete o processo. Minha pergunta é: Tenho que operar de novo? E se não operar, corro algum risco de piorar ou posso levar a vida naturalmente com ele?

  22. Karinne disse:

    Gente, são 4:44 e nao consigo dormir, a dor é bastante. Descobrir ja tem ubs 5 anos, daqui ha dois dia tenho consulta com o cirurgião, ele vai avaliar a situaçao, e provavelmente passarei pela drenagem, por que acho que ta inflamado, devido as demais dores que ando sentindo.. Quero fazer essa cirurgia logo, apesar de estar com muito medo, de como pode ser, da recuperaçao, e se a coisa pode voltar ainda . :(

  23. juliana disse:

    Oi eu tenho 16 anos e tudo indica que estou com este cisto pilonidal
    E ta me encomodando muito e eu to com medo pois observei que de ontem pra hoje deu um inchasso e eu nao sei oque fazer eu falei com minha mae e ela havia dito que era normal mais eu so dormi a noite na base do dipirona pois quando eu tomo ele a dor passa mais e so o efeito passar que o desconforto e a dor volta alguem me ajuda eu to com medo disso….

  24. Rogério Christian Ramos disse:

    Bom dia fiz a minha operação em 2011 demorou muito para fechar e a semana passada abriu novamente fiz os procedimentos certos fazia os curativos e agora oq devo fazer para fechar essa bendita cirurgia tem algum nome de pomada ou outra sugestão agurado um resposta no meu email rogerio_christian@yahoo.com.br Obrigado

  25. Marcelo disse:

    Olá pessoal, fiz a cirurgia dia 12 agora de novembro. Foi tranquila, operei nipo igesp na bela vista, perto da paulista. O hospital é muito bom, me trataram muito bem! fizeram a tricotomia na regiao do cisto, depois fui pra sala de cirurgia e me deram algo q apaguei…qndo acordei ja estava operado e no quarto, fiquei umas 5h pra sentir 100% as pernas..
    O que o Rodrigo acima disse ele ta certo, o medico que me operou disse a mesma coisa do líquido azul “contraste” para ver o tam. do cisto…pois tem q tirar por completo se não a chance de voltar é maior.
    O meu ele fechou pois não foi grande o “rasgo”, deu 9 pts, mas no 3 dia estourou uns 4pts e o medico falou pra deixar assim e q ia sair pus e esta saindo bastante…doi muito quando aperta p sair o pus….minha namorada tem q tirar os pelos envolta do corte para não entrar…
    Mesmo assim estou com medo de ter de novo, por ser fechado…
    Tomei durante 7 dias antibioticos e paracetamol p dor…e tomo todo dia no desjejum vitaminas p acelerar a cicatrizacao.
    Minha namorada troca 2x ao dia e quando eu vou fazer o number two eu tomo banho e lavo com sabonete liquido antibacteriano…
    Fazem 12 dias q operei e ainda não consigo sentar direito.
    Tem q ter paciencia….boa sorte a todos!

  26. SUZI disse:

    Olá, já fiz a cirugia 3 vezes, uma em 2007 e duas outra neste ano entrew junho e setembro. A minha perginta é a seguinte: Tenho 3 meses desde a última cirurgia,e um dia chuvoso o trândito estava intenso e fiquei aproximadamente 5:oo sentada,minha cirugia sangrou!isso é comum?

  27. Fiz duas vezes essa cirurgia,pela terceira vez vou fazer novamente.Meus Deus mim ajude já não aguento mais.Quem tiver uma solução mima jude por favor.

  28. Lucilene Seevald disse:

    Eu me operei em outubro de 2006 e sofri horrores,fiquei inchada,tive febre no local,mesmo tratando a inflamação era tanta que caminhava dentro de casa curvada e sentia dores nos ossos das pernas.Dormia de dia quando conseguia e de noite a maioria delas antes da operação ficava acordada e com muita dor,quando operei não levei ponto e colocaram dreno para sair bem a inflamação,foi um mês de curativo duas vezes ao dia que este também me deu alergia,as vezes sinto um fisgada,mas graças a DEUS nunca mais saiu e espero que nunca mais apareça por que é horrível.o dr. que fez a cirurgia não me falou nada se é ou não cisto pilonidal,mas pelo que li acima é sim.

  29. gabrielle disse:

    Oi tenho 15 anos. E ja vai fzr um ano q tenho esse cisto pilonidal. E eu gostaria de saber cm é a cirurgia se dps da cirurgia, enquanto cicatriza se doi. Pois estou com muito medode fazer essa cirurgia . Minha mae ja passou por isso. Mas ela n qr mi preocupar. Se alguem puder mi dar uma resposta. Eu agradeceria muito. Obg.

  30. Eduardo disse:

    Alguém sabe informar se existe um raio x ou algo onde possa ser feito identificando o Cisto? Já fiz 3x a cirurgia e não me conformo com isso.

    Existe algum medico especialista nisso? não importa a onde alguém sabe?

  31. Felipe Filho disse:

    Fiz minha primeira cirugia em maio de 2012 e nao sarou….fiz outra em janeiro de 2013 e dei repouso e ate agora ela nao sarou, agora mesmo tou querendo fazer outra e tou precisando de um especialista……….

  32. Cristina disse:

    Minha filha tem 14 anos e está com cisto pilonial há mais ou menos 2 anos e vem dando seguidas inflamações . fico preocupada pois sempre toma antibiotico e não são bons para saúde , porém ela ficará comprometida no ano letivo no ano passado foi em junho ele teve a inflamação e agora de novo , fico triste de ver cada vez mais tá vindo pior , nem sei que medico procurar , moro no rio de janeiro, alguém poderia me indicar …..

  33. Jeferson disse:

    Ola, meu nome é Jefferson.
    Estou passando por um momento complicado pelo surgimento do cisto prlonidal, ficarei muito grato se alguém puder me ajudar, pois tenho visto vários depoimentos no blogue dizendo que mesmo após a operação o cisto Volta.
    Então vai ai a minha dúvida, você sabe qual o risco de não fazer a cirurgia?
    Em Maio de 2013 apareceu pela primeira vez, achei que era uma inflamação muscular, mas inchou muito e um médico apontou como o cisto, me passou um medicamento que fez a inflamação estourar para fora, por 2 semana eu usei absorventes, eu não tinha dor mas vazava muito.
    Depois de um ano normalmente sem a presença do cisto, voltou a inflamar depois de um grande esforço físico, será que se eu evitar esforços posso evitar a cirurgia? Ficaria muito grato se alguém pudesse me ajudar, obrigado.

  34. Flavio disse:

    Oi pessoal, eu realmente fico triste de saber que NENHUM dos comentários acima são bons. (Que doença Terrível)

    Eu Já fiz a cirurgia uma vez, sofri bastante, doía muito, o médico não me deu atestado (Embora tenha pedido).
    Foi uns 20 minutos.

    Trabalho o dia inteiro sentado e mesmo assim ele disse que
    ia ficar tudo muito bem, que podia fazer tudo.
    Foi um dos períodos mais tristes e sofridos da minha vida.

    Depois do sofrimento e dos curativos doloridos o cisto voltou agora ruim como antes.

    Estava para fazer a cirurgia, mas agora estou pensando sobre isso…

  35. Paulo disse:

    Fiz uma lipo há uns 13 anos atrás e após esta lipo começou a aparecer uns n´dulo na região lombar , que sempre venho retirando. Há pouco tempo fiz uma cirurgia para retirar a cicatriz , a qual já estava muito feia de tanto viver espremendo a região. Agora, pensando que realmente havia resolvido o problema, voltou novamente o inchaço e novamente vem saindo a secreção. O que devo fazer? Não aguento mais. por favor me ajude.

  36. Roberto Regis disse:

    Bom dia,
    Eu tambem ja fiz esta cirurgia, ficou tambme aberta do tamanho de um limao e demorou 2 meses para cicatrizar total. Nao senti dor. Agora depois de 10 anos tenho que fazer outra cirurgia, pois apareceu outro cisto do lado da cirurgia antiga.

  37. marta luciana disse:

    ola sofro de cisto pilonidal a 6 messes eu estava pensando que era um furunco mais ontem descobrir que nao er, passarei por um sirugiao para fazer a operação estou com muito medo

  38. Marilane disse:

    Fiz essa cirurgia há 9 anos e foi realizada exatamente da maneira descrita acima. tive ela aberta por dois meses e meio e nao tive nenhuma complicaçao e nao voltou, tenho uma vida normal e nao sofro nenhuma sequela. Graças a Deus estive nas mãos de uma equipe pra lá de competente no Hospital Getulio Vargas na Penha Rio de Janeiro. Dr. Jayme

  39. Pamela disse:

    Eu ja tenho esse cisto ha uns 5 anos… e ja estou cansada de tanto dreno, mas tenho medo dessa cirurgia… de ficar afastada no serviço e essas coisas.
    Acho que pelos comentarios acima, é mais facil ficar com ele do que retirar.
    Boa Sorte colegas com a recuperação de vcs!

    • Jefferson disse:

      Olá, Pamela! Bom, primeiramente gostaria de dizer que a cirurgia não é nenhum bicho de 7 cabeças. Fiz minha cirurgia dia 01 de outubro de 2014, obs: esse ano. Não tive problema algum, o método foi o que deixa o local aberto. Nos primeiros dias foi meio chato e incomodo, mas nada doloroso, dava pra fazer as coisas e tal.. apartir da segunda semana já comecei a fazer meu curativo sozinho, isso mesmo, sozinho. Depois de 15 dias já comecei a ver diferença e hoje 45 dias após já não tenho incomodo com nada, faço tudo normal, só falta pouquíssimo pra fechar, coisa q em 5 dias já está totalmente fechado. Então é isso, quanto mais rápido fizer melhor! Boa sorte! :)

    • Te aconselho a fazer, é simples , só ter o cuidado necessário!

  40. Fabiana disse:

    Tenho o cisto há 11 anos, acho que já drenei umas 6 ou 7 vezes, estou com ele querendo inflamar novamente, não farei a cirurgia, acho que é muito sofrimento para correr o risco de voltar… Já estou tão acostumada com a dor que já virou rotina, infelizmente é algo chato, porém não é nada maligno ou que precise obrigatoriamente ser operado. Boa sorte a todos!

  41. Fazem dois meses que fiz a cirurgia,tenho 16 anos, e conheci pessoas com o mesmo caso, a recuperação foi ótima , gente , quem tiver esse cisto façam a cirurgia sem medo ,é muito ruim conviver com isso, é bem menos assustador do que parece ! Espero que não volte , não desejo a ninguém essa coisa maldita , que Deus ajude cada um de vocês , assim como tem me ajudado.

  42. Odete disse:

    Argila verlmelha com cebola roxa ralada, faça de dia , a noite, quantas vezes quiser, mas deixe cada vez que fizer no máximo por 2 horas, é notável!!! Existem bons livros sobre argila!!!! Tem uma pomada que se chama Cyrtopodium punctatum , conhecida como bisturi vegetal, que tal experimentar estas coisas!!!!

Deixe uma resposta