Dr. Silvio Gabor

Especialista em Gastroenterologia e
Cirurgia do Aparelho Digestório
Tel: (11) 3064-7088 | (11) 2339-7507



Cisto Pilonidal Tem Cura?

Cisto Pilonidal Tem Cura

Cisto pilonidal é um abcesso próximo ao final da coluna lombar, que frequentemente contém pêlos, causando uma inflamação. Eles podem ser dolorosos, atingindo os homens com mais frequência que as mulheres (que corresponde a 80% dos casos), ocorrendo de forma típica entre o período de 15 a 30 anos.

Uma das causas especuladas para os cistos pilonidais é a presença de pelos que crescem dentro do corpo. A transpiração excessiva também pode contribuir para seu surgimento. Os primeiros sintomas aparecem com um desconforto na região, principalmente quando o indivíduo passa muito tempo sentado.

O cisto pilonidal é uma doença muito comum, que não costuma provocar maiores complicações, mas pode ser muito desconfortável e ter um tratamento difícil em alguns casos. Nos casos mais avançados, em que a lesão encontra-se inflamada e o paciente apresenta muita dor e vermelhidão.

Cisto Pilonidal tem Cura?

O tratamento para o cisto pilonidal é cirúrgico, e depende da fase da doença. Nos casos mais simples, o cisto pode ser inicialmente tratado com uma pequena incisão na pele sob anestesia local, sendo suficiente para drenar o conteúdo do cisto. A cirurgia para tratamento definitivo deverá ser realizada após algumas semanas. Essa drenagem serve apenas para aliviar a dor, não sendo considerado tratamento definitivo.

O paciente pode experimentar períodos de melhora importante, onde há desaparecimento da secreção por algum tempo. Entretanto, há chances de a  lesão voltar a aparecer após a drenagem. Não há cura espontânea sem o tratamento adequado.

Quando há diminuição do processo inflamatório e infeccioso do local, é indicado o tratamento definitivo, que consiste na retirada em bloco do cisto com alguns centímetros de tecido gorduroso  e peles sadios ao seu redor, para ter a certeza que o problema não voltará a aparecer.

A importância dos cuidados no pós-operatório

O paciente e a equipe médica devem ter cuidado redobrado também na cicatrização. A ferida cirúrgica pode ser deixada aberta, sem dar pontos, para que ocorra a cicatrização natural. Esta técnica, que apesar de necessitar um cuidado maior, tem a vantagem de apresentar menos complicações futuras. São feitos curativos diários com gazes e soro fisiológico até seu fechamento completo e deve-se estar atento aos pelos da região para não caírem na abertura. A cicatrização completa ocorre em até 8 semanas.

Cisto pilonidal tem cura e seu tratamento

As outras técnicas de cicatrização são mais rápidas, porém com a desvantagem de ser maior a chance de infecção da mesma. Dependendo da quantidade de tecido removido e da abertura, podem ser dados pontos para aproximação da gordura e da pele.

Concluindo, o cisto pilonidal é uma doença difícil de ser tratada, pois tem a chance de a lesão voltar a aparecer, seja por uma infecção no local ou a não retirada completa dos tecidos infectados. Porém, após as sessões de drenagem e a diminuição da infecção, poderá ser feita a cirurgia para o tratamento completo do cisto. Por isso, é importante a escolha de um médico coloproctologista experiente e habilidoso e seguir rigorosamente as indicações do mesmo.

21 respostas para “Cisto Pilonidal Tem Cura?”

  1. Andrea Carvalho disse:

    Moro em BH, gostaria de saber se vocês onhecem algum medico aqui que realizam essa cirurgia de retirada do cisto pilonidal? Obrigada!

    • daiana disse:

      Flor, vou operar no proximo mes com o Dr. Frederico Tavares. Ótimo médico, uma gracinha! vale a pena procurar se procura um bom medico. tem me dado muito suporte. Boa sorte!

  2. Rafael disse:

    Olá! Estou com o cisto pilonidal há 03 anos e precisarei passar pela cirurgia, minha pergunta é a seguinte: Todos os casos podem ser feitos com pontos, laser ou de outra forma que não seja pela forma convencional (de deixar a cicatrização acontecer por si só)? Tenho receios quanto a deixá-la aberto e gostaria de uma luz. Obrigado desde já.

  3. Augusto disse:

    Olha, eu acabei de fazer a cirurgia e tive que deixar aberto, não dói nada, só incomoda de vez em quando por causa do curativo, mas nada insuportável.

  4. Bruno disse:

    oLÁ..fiz essa bendita cirurgia no ano passado (2012) deixando aberta para fechar, pois bem fechou e esse ano novamente ele voltou , meu isso pe um saco !!!! O meu medico agora quer fazer pelo metodo de dar pontos. Cara, estou de saco cheio dessa merda , e rezo todos os dias para que isso deixe de aparecer !!!!!!

  5. sidney disse:

    fiz a cirurgia a dois meses foi muito tranquilo só a recuperação e um pouco chata nas primeiras semanas incomodam bastante depois e tranquilo sei dor nenhuma mas ate hoje não durmo de costas pois doí um pouco tem que fechar por si própria se não volta espero ter cooperado um pouco pra quem tem que fazer a cirurgia boa sorte…

  6. gabrielle disse:

    operei no dia 28/03/13 um cisto pilonidal não me costuraram fiquei aberta tomando todos os cuidados necessários fiz curativos duas vezes ao dia,foi difícil e doloroso fui no dia 23/07/13 ao médico para ver como estava a minha cicatrização e tive uma triste noticia que eu teria que operar novamente a minha operação já está quase toda fechada não tive nenhuma complicação na minha cicatrização estava tudo correndo bem …
    estou muito triste e inconformada por ter que passar por tudo de novo…
    gostaria de saber se tem como o médico ver que eu preciso de uma nova operação mesmo antes da que eu fiz ter cicatrizado por completo?

  7. ana disse:

    A cirurgia eh terrivel fica tudo aberto um burado enorme demora horrores pra sarar eu tenho mas acho q nao vou retirar!

  8. Mateus disse:

    Acabei de fazer a cirurgia.
    Quem quiser pode me encaminhar email com dúvidas
    Mateusbosso@gmail.com

  9. Wanderson disse:

    Olá, fiz esta cirurgia com os pontos a 6 meses atras, n deu mto certo resiltado tive de operar novamente e agora esta exposto, a sensacao e mto estranha, espero que me recupere rapidamente agora mais irei ficar afatado do trabalho por 45 dias.

  10. juliana disse:

    fiz a cirurgia ha 5 anos porem nunca mais tive dores como antes .porem o local vive me incomodando quando passo muito tempo sentada é normal?

  11. gilmar disse:

    ja fiz esa cirurgia 4x e ainda não fiquei bom pois inflama quase todo mes e eu tomo antiinflamatorio pois cria um buraquinho e com alguns dias ele fecha e depois começa tudo de novo. alguem pode me da um ajuda

  12. Roseli disse:

    Minha filha fez a cirurgia dia 29/07, estou sofrendo muito para fazer o curativo, fico insegura com medo de não fazer direito.
    Ela não sofre com dor, mais é desconfortável, eu já fiz e levei ponto e graças a Deus não voltou, Mais o médico dela preferiu deixar aberto. pois disse que a chance de voltar é mínima. Não vejo a hora disso acabar,

  13. leticia disse:

    olá fiz essa cirurgia no dia 25/02/2013 ficou totalmente aberta a cirurgia foi tranquila na segunda semana que doeu um pouco meu medido mandou eu por açúcar nos primeiros dias que botei doeu muitooooooooooo mais com tempo não doe mais ainda estar um pouco aberta mais estou trabalhando dirijo Faso quase tudo só não posso ir para academia pois pode forca muito não vejo a hora de fechar por completo é um cisto muito chato mais foi melhor fazer logo essa cirurgia pois sofria muito com a dor.

  14. Felipe Cardoso disse:

    Alguém sabe um medico que no RJ faça essa cirurgia???
    Que dor mais insuportavel…

  15. Jéssica disse:

    Oi, então faz uns dois meses que eu descobri esse cisto, eu queria saber sobre a anestesia se primeiro eles dão uma pra ficar de boa, ou vai logo na raqui mesmo… obrigada

  16. carlos disse:

    Olá,eu fiz a operação a primeira vez em 2011 … em 2012 quando estava tudo certo a doença voltou e operei denovo
    agora no final de 2013 parece que quer voltar outra vez…
    que doença de merda cara , nao aguento mais essa droga
    fica um cheiro ruim , um liquido estranho e um enorme disconforto, estou quase desistindo de operar

  17. veridiana disse:

    OLÁ,FIZ ESSE CIRURGIA FAZ UNS 10 ANOS E FOI MUITO DIFÍCIL, PASSEI SEIS MESES PARA A PRIMEIRA CICATRIZAÇÃO. PORÉM A PRIMEIRA NÃO TEVE O RESULTADO DESEJADO E TIVE QUE REPETIR, E AI FORAM MAIS SEIS MESES PARA A CICATRIZAÇÃO. MAS DE UNS TRÊS ANOS PARA CÁ VIVO SENTINDO DORES NO LOCAL. GOSTARIA DE SABER O QUE SIGNIFICA ISSO? SE HÁ POSSIBILIDADE DO CISTO TER VOLTADO? DESDE JÁ OBRIGADA!

  18. Proctoclin disse:

    A parte ruim, infelizmente é que poderá voltar posteriormente.

  19. Rodrigo Giorge disse:

    Boa tarde,

    Fiz essa cirurgia no mês 3 de 2013, ficou totalmente aberta e demorou 2 meses para cicatrização total.
    Não sentia dor alguma, muito tranquilo, porém, o cisto voltou, e amanhã farei outra.

    Meu médico disse, que o procedimento correto, é injetar um liquido azul sob pressão no orifício do cisto antes da incisão, assim, todo o cisto ficara marcado em azul e fica mais fácil de retirar completamente o cisto.
    Vale a pena conversar com seus médicos a respeito!

    Na primeira cirurgia, o médico não usou dessa técnica, e provavelmente restou vestígios de cisto.

    Boa sorte para quem ainda vai operar!

Deixe uma resposta