O Que Fazer Quando Existe Sangramento nas Hemorroidas?

A hemorroida é uma das doenças mais comuns no Brasil. Cerca de 800 mil pessoas são afetadas pela doença anualmente no país. Acontece quando as veias da região anal incham e inflamam. Um dos sintomas é o sangramento, que pode acontecer sempre que o paciente evacua. A seguir explicaremos as formas de manifestação da doença e o que fazer quando há o sangramento.

Quando Considerar a Cirurgia?

Tipos de Hemorroida:

Existem dois tipos de hemorroida, a interna e a externa:

1 – Hemorroida Interna:

Por estar no interior do ânus, o paciente não costuma sentir os sintomas nas fases iniciais. Ele percebe, primeiramente, o sangue que sai na hora da defecação.

2 – Hemorroida Externa:

A hemorroida externa localiza-se ao redor do orifício anal, em forma de nódulo duro, que é encoberto por uma pele fina. Normalmente só sangra quando as veias se rompem.

sangramento nas hemorroidas: Imagem ilustrativa de hemorroida

A Hemorroida Interna Possui 4 Graus:

  • Grau I: A hemorroida se desenvolve no interior do ânus devido ao aumento das veias. Existe sangramento ao evacuar.
  • Grau II: Durante a defecação, além do sangramento você perceberá que a hemorroida sai do ânus e volta espontaneamente.
  • Grau III: Acontece a saída da hemorroida que só retorna com a ajuda da mão. Persiste o sangramento durante a evacuação.
  • Grau IV: No grau mais avançado da doença, a hemorroida fica permanentemente na parte exterior do ânus. O sangramento continua existindo durante o ato evacuatório.

O que fazer em casos de sangramento nas hemorroidas?

Entre os sintomas da doença hemorroidária, o sangramento é o mais comum e perceptível.

O sangramento nas hemorroidas pode estar acontecendo devido aos hábitos do paciente. Ele precisa manter uma rotina saudável para ter a doença curada. É imprescindível adotar uma dieta rica em fibras e tomar muita água.

Deve-se evitar o consumo de álcool pimenta, café e tabaco, pois contêm substâncias altamente prejudiciais às hemorroidas. O intestino também precisa estar funcionando regularmente para que o problema não se agrave.

Se o sangramento nas hemorroidas persistir, mesmo com o tratamento correto sendo feito, pode estar havendo uma piora do quadro, o que exige uma reavaliação do seu médico para identificar as causas da não melhora. Em alguns casos é recomendada a intervenção cirúrgica.

sangramento nas hemorroidas: retossigmoidoscopia

Como é feita a cirurgia de hemorroida?

Existem diversas técnicas utilizadas na cirurgia da hemorroida. Veja:

  1. Ligadura elástica: Na base da hemorroida é colocada uma banda elástica que levará à cessação do transporte de sangue para os vasos doentes
  2. Escleroterapia: Um líquido é injetado nos vasos da hemorroida para que não haja mais circulação de sangue em seu interior.
  3. Hemorroidectomia: A hemorroida é removida com cirurgia
  4. PPH: É a remoção dos tecidos doentes por técnica de grampeamento circular desta área
  5. THD: Técnica sem cortes. Há uma sutura dos vasos sanguíneos que fornecem sangue à hemorroida

Entre em contato com um Gastroenterologista para entender seu caso. Depois do diagnóstico da hemorroida é possível saber qual o tratamento mais adequado, e qual técnica é a melhor para ser empregada.

 

Entre em contato com o Dr. Silvio Gabor

Deixe sua mensagem!