Quais São os Sintomas da Hemorroida? Como Posso Verificar?

A hemorroida é um transtorno que corresponde a um inchaço das veias localizadas na região anal. Esse inchaço proporciona desconforto e pode ocorrer tanto na região interna do ânus quanto na região externa. No artigo de hoje vamos debater quais são os principais sintomas da hemorroida e como podemos verifica-los. Confira!

As hemorroidas são como varizes, ou seja, um aumento excessivo na pressão das veias localizadas no reto pode acarretar a inflamação delas. De forma geral, as hemorroidas são doloridas e podem originar sangramento.

Os sintomas da Hemorroida:

Uma das principais dúvidas que recebemos aqui no consultório é a famosa “Doutor Silvio, Como eu sei que tenho hemorroida?”. Para descobrirmos se você sofre desse problema, segue uma lista dos principais sintomas da hemorroida:

  • Dor no ânus, especialmente em ocasiões em que o indivíduo se encontra sentado.
  • A presença de sangue no vaso sanitário ou no papel higiênico.
  • Coceira na região do ânus
  • Sensação de dor na hora de evacuar.
  • A ocorrência de inchaço ao redor do ânus.

Precisamos reforçar que os sintomas da hemorroida podem variar de pessoa para pessoa e conforme a localização e o tipo dela. Se a hemorroida for na região interna, o paciente pode até nem detectar que possui esse problema, visto que ela raramente proporciona desconforto. Porém, no caso das veias inflamadas serem localizadas na parte externa do ânus, provavelmente o paciente sentirá dores.

As Causas da Hemorroida:

Nas mulheres, por exemplo, a hemorroida pode ocorrer durante o período da gestação e após o parto. Além disso, de uma forma geral, a hemorroida pode ser provocada por:

  • Uma dieta com poucas fibras
  • Ficar sentado por muito tempo
  • Diarreia do tipo crônico
  • Resfriado
  • Excesso de peso
  • Dieta pouco balanceada.

sintomas da hemorroida podem ocorrer na gestação

É muito importante que, ao detectar um dos problemas relatados acima, caso você repare que existe sangramento na hora de evacuar ou mesmo sentir dores na região anal, entre em contato com um proctologista.

 

Banner Conversão Dr. Silvio Gabor

Geralmente, o médico efetua o diagnóstico de hemorroidas a partir de uma análise da região do ânus do paciente. O especialista irá procurar por veias que estejam inchadas no canal retal.

Caso seja necessário, o proctologista poderá averiguar as fezes ou até mesmo realizar uma anuscopia ou retossigmoidoscopia, analisando assim a região do reto e também uma parte do cólon.

Como Curar a Hemorroida:

Para sanar de vez as hemorroidas é possível o uso de tratamentos caseiros, sempre acompanhado por uso medicamentos. No entanto, em casos mais avançados, pode ser preciso uma intervenção cirúrgica. De uma maneira geral, procedimentos para curar a hemorroida são:

1 – Injeção esclerosante:

Consiste na aplicação de uma injeção nas veias que se encontram inchada com o intuito de reduzir o seu volume.

sintomas da hemorroida: Injeção Esclerosante

2 – Coagulação infravermelha:

Trata-se de um procedimento não cirúrgico. Nesse tipo de tratamento é introduzida uma sonda sobre a hemorroida. Assim, a luz infravermelha é aplicada com o intuito de promover a diminuição dos vasos. É importante salientar que a diminuição definitiva dos vasos pode levar alguns dias.

3 – Cirurgias:

Em último recurso é necessário efetuar uma intervenção cirúrgica. Entre eles é possível realizar, dependendo do caso, uma ligadura elástica ou uma hemorroidectomia

Entre em contato com o Dr. Silvio Gabor

Deixe sua mensagem!