O-pos-operatorio-da-apendicite

A apendicite, de uma forma geral, consiste em uma inflamação que ocorre em um pequeno órgão do nosso corpo, o apêndice. Esse órgão, ligado ao ceco (porção inicial do intestino grosso), tem função na vida intra uterina e na primeira infância. Na grande maioria das vezes, isso ocorre porque há uma obstrução de luz no órgão, criando a proliferação de bactérias e, por fim, um quadro tanto inflamatório, quanto infeccioso, conhecido como apendicite aguda.

Vale lembrar que mais de 20%, ou seja, 1/5 de toda a população do mundo, costuma ter a doença, que aparece tanto em indivíduos do sexo feminino, quanto masculino, em qualquer idade, sendo mais comum entre os 15 e os 30 anos.

A apendicite, para ser curada, necessita da realização de uma cirurgia, a apendicectomia ou  cirurgia de apendicite, que consiste na retirada do órgão.

O pós-operatório:

Após uma cirurgia de apendicite, muitas são as orientações que devem ser seguidas para fazer com que a recuperação ocorra de forma integral. Geralmente, o pós-operatório leva cerca de dois até quatro dias para que a situação comece a se regularizar. Assim, confira algumas dicas.

Por que cuidar após a operação?

É necessário tomar alguns cuidados, então, depois da realização de uma cirurgia de apêndice, para que seu organismo se recupere integralmente. Como o apêndice, após a primeira infância tem sua função reduzida, a sua retirada não causara nenhum prejuízo ao indivíduo. Os cuidados são mais relativos ao ato operatório e à anestesia (costuma ser anestesia geral). Nas primeiras 24 horas, é ideal que o indivíduo só tome líquidos com semilíquidos, como é o caso, por exemplo, do iogurte. Levantar da cama e andar precocemente, sem carregar peso ou esforço físico é recomendado.

Iorgut para bem estar

Depois desse primeiro dia, o doente já consegue ter uma alimentação praticamente normal. Fica sempre a orientação de dieta fracionada, isto é, comer menor quantidade em cada refeição e alimentar-se em espaços de tempo não superior a 4 horas. A alta hospitalar, na maioria dos casos, é dado após 24 horas e o paciente tem condições de se recuperar em casa

Após cerca de 1 semana, é orientado a retornar para uma consulta médica onde será avaliada a evolução até então e novas orientações. É liberado para atividades cotidianas como trabalhar (desde que não seja um trabalho braçal), caminhar e fazer tudo aquilo que não exija esforço físico. As atividades braçais e esportivas costumam ser liberadas após 1 mês da cirurgia

Depois da primeira semana, o negócio mais importante é simplesmente evitar gorduras, carne vermelha, frituras, gelados e outros, que deverão ainda continuar fora da sua dieta por um bom tempo. No momento, é ideal investir nos grelhados.

Siga sempre as orientações de seu médico e mantenha contato frequente com ele até sua alta total.

Frutas

Contato Silvio Gabor

Entre em contato com o Dr. Silvio Gabor

Deixe sua mensagem!