O tratamento para o cisto pilonidal ou cisto dermóide é cirúrgico. A técnica consiste na retirada em bloco do cisto com alguns centímetros do tecido gorduroso e pele sadios ao seu redor. Isso ajuda ao cirurgião ter a certeza de que todo o tecido doente foi removido e não houve extravasamento do conteúdo do cisto, o que poderia explicar alguns casos de recidiva (retorno) do problema. Dependendo da quantidade de tecido removido e da brecha que fica, podem ser dados pontos para aproximação da gordura e da pele (o que acelera o processo de cicatrização e diminui o tempo de recuperação do doente) ou ser deixado aberto para uma cicatrização natural (o que necessita curativos diários até seu fechamento completo, que acontece em cerca de 60 dias).

O paciente, após período de 8 a 12 horas de jejum, é operado sob anestesia peridural ou raquidiana (anestesias aplicadas nas costas e que tiram a sensibilidade dolorosa do ponto de aplicação para baixo), associadas com sedação (paciente dorme tranquilamente sem se incomodar com a manipulação cirúrgica e tempo da cirurgia). O procedimento leva em média 30 minutos. O efeito da raqui ou peridural pode levar algumas horas para desaparecer e nesse período o paciente não sente as pernas e deve permanecer deitado. Quando sua sensibilidade voltar ao normal o paciente pode levantar-se, mas sempre com ajuda nas primeiras vezes (hoje em dia não é mais necessário permanecer deitado por 24 horas para não ter dor de cabeça). Alimenta-se assim que estiver acordado. Dorme uma noite no hospital, tendo normalmente alta no dia seguinte, após avaliação médica do Dr. Silvio Gabor ou algum médico de sua equipe, que dará as explicações quanto aos cuidados da região, tanto se houver pontos quanto se a brecha tiver sido deixada aberta.

Permanece em casa por 7 a 10 dias. Pode movimentar-se normalmente, inclusive subir e descer escadas desde que lentamente e com cuidado. Não deve carregar peso ou fazer esforço físico. Após esse período retorna ao consultório para reavaliação. Visitas ao consultório serão realizadas semanalmente até a retirada dos pontos (aproximadamente 20 dias) ou a cicatrização natural estar completa. Nessas visitas é avaliada a presença de secreções e crescimento de pelos, que serão raspados sempre que necessário, até a cicatrização estar completa e o paciente obtiver alta. Após 15 dias retorna às suas atividades diárias normalmente, podendo dirigir e trabalhar, mesmo com a área cicatrizando sem pontos, desde que curativos diários sejam realizados pelo paciente. Esforços físicos para trabalhadores braçais ou academias deverão ser evitados por 90 dias.

Assine a Nossa Newsletter e seja o primeiro a receber as novidades

conheça nossa equipe

Entre em Contato

Av. Trona Constanzo, 116
Butantã - São Paulo/SP
CEP: 05516-020
(11) 3064-7088 | (11) 2339-7507
Fields marked with an * are required