Dr. Silvio Gabor

Especialista em Gastroenterologia e
Cirurgia do Aparelho Digestório
Tel: (11) 3064-7088 | (11) 2339-7507

Facebook do Dr. Silvio Gabor
Youtube do Dr. Silvio Gabor


pHmetria e Manometria




A Manometria (medida da pressão de fluidos) é um exame capaz de avaliar o funcionamento dos músculos do órgão estudado, através da verificação de sua capacidade de contração e relaxamento frente aos estímulos aplicados. É praticamente indolor, mas alguns pacientes referem leve desconforto durante o exame. Realizado em clínicas especializadas, sem anestesia e com duração entre 20 e 30 minutos. Na manometria esofágica, uma sonda com um balão é introduzida pela narina até o esôfago. Por essa sonda é injetada água destilada e as respostas dos músculos são captadas por sensores e enviadas ao computador, que produz gráficos a serem analisados, verificando-se há ou não alterações da normalidade.

A pHmetria esofágica (medida do ph no interior do esôfago) é um exame que permite diagnosticar se há ou não refluxo ácido do estômago para o esôfago (doença do refluxo gastro esofágico). O exame é indolor, e alguns pacientes podem referir desconforto durante a introdução da sonda. Em caso de haver refluxo, esse exame consegue quantificá-lo.

Introduzida pela narina até o esôfago, a sonda identifica e quantifica os episódios de refluxo. O paciente permanece com essa sonda, ligada a um receptor externo por cerca de 24 horas. Durante esse período fará anotações como alimentação, movimentação, medicações e sintomas. Terminado o exame o aparelho é retirado. O sensor do aparelho emite um gráfico, que permitirá comparar episódios de refluxo, sintomas e suas possíveis causas.

Esses dois exames, em conjunto, são importantes para diagnóstico da doença do refluxo gastro esofágico (DRGE) e suas possíveis causas, contribuindo, também, para indicação ou contra indicação da correção cirúrgica da hérnia de hiato e DRGE.




Aviso sobre Exames