cirurgia de hérnia

Vamos ver nessa postagem como é o preparo para a cirurgia de hérnia e o período de internação hospitalar.

Depois de confirmado o diagnóstico da hérnia e, você estando de acordo com o procedimento cirúrgico, algumas medidas devem ser tomadas:

  • Realização de exames de sangue para averiguação de como estão alguns parâmetros importantes. Em nossa clínica costumamos pedir o hemograma (para a verificação de anemias e infecções), coagulograma (para sabermos como está sua coagulação sanguínea), glicemia de jejum e provas de função renal (sódio, potássio, ureia e creatinina).
  • Realização de outros exames de sangue de acordo com a história clínica ou outras doenças pré-existentes de cada paciente individualmente.
  • Avaliação clínica pré-operatória com o médico que acompanha o paciente em outras doenças pré-existentes ou em clínico por nós indicado, quando o paciente não souber de outras doenças associadas e tiver idade acima de 50 anos ou história familiar suspeita.
  • Avaliação com urologista em homens acima de 50 anos, com ou sem sintomas relativos à próstata. O aumento da próstata pode levar ao esforço para urinar e o reaparecimento da hérnia.

Não havendo nenhuma situação de contraindicação da cirurgia e que deva ser resolvida antes, o procedimento será marcado em data e hospital estabelecidas, em comum acordo entre paciente e médico. Para isso levamos em conta o melhor período para o paciente, as datas disponíveis em nossa agenda, hospitais que o paciente escolher e que tenhamos credenciamento para internação.

O dia da cirurgia

No dia da cirurgia você deve apresentar-se na recepção do hospital com 2 a 3 horas de antecedência, em relação ao horário previsto da cirurgia. Isso para que haja tempo hábil para todos os tramites legais da internação. Incluindo sua identificação, orientações burocráticas e assinatura do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (documento obrigatório por lei nacional que consiste no “de acordo” do paciente para a realização do procedimento operatório e que está ciente do tipo de cirurgia, anestesia, ocorrências e intercorrências da cirurgia – seu médico deve ter esclarecido todos os detalhes antes da internação). Tome um banho de chuveiro antes de sair de casa, isso ajuda a relaxar. Leve com você todos os exames e avaliações realizadas, pois eles serão necessários. Lembre-se de estar em jejum de 8 a 10 horas em relação ao horário previsto da cirurgia.

Após a fase inicial, você e os acompanhantes serão levados ao quarto. A enfermeira responsável preencherá alguns dados e medirá seus sinais vitais. O anestesista fará o que chamamos de avaliação pré-anestésica para decidir o tipo ideal de anestesia para o seu caso. Ele deve conversar com o paciente para decidirem juntos o que é o mais indicado.

O cirurgião também passará no quarto para certificar-se de que todos os procedimentos foram cumpridos. E, ainda marcar o lado da hérnia para evitar enganos de operação em lado errado. Entretanto, por mais absurdo que pareça, isso infelizmente ainda acontece quando existe um descuido por parte da equipe). Será solicitado que você vista um avental próprio para a cirurgia.

cirurgia de hérnia

Centro cirúrgico

No momento adequado, você será transportado de maca ao centro cirúrgico e permanecerá numa sala (RPA) aguardando a cirurgia. Quando a equipe cirúrgica estiver completa e os materiais a serem utilizados estiverem disponíveis, você será levado à sala de operações. Lá serão colocados terminais de monitorização cardíaca, verificação constante de pressão arterial, medição de respiração e taxa de oxigenação, grau de relaxamento muscular e tudo o que for necessário para uma anestesia segura.

Uma veia será cateterizada para infusão de soro e drogas anestésicas. Procedemos o check list que é a verificação do paciente. O procedimento a ser feito, a equipe do caso e todos os materiais necessários disponibilizados. Estando tudo ok, inicia-se a anestesia e a cirurgia. O tempo médio da cirurgia é de 60 minutos. Hérnias unilaterais pequenas podem levar menos tempo e hérnias bilaterais complexas podem demorar bastante mais tempo.

Finalizando a cirurgia de hérnia

Ao término da cirurgia o paciente é acordado pelo anestesista e novamente levado para a RPA. Lá ele deve permanecer até que o anestesista decida que está apto a retornar ao seu apartamento. Durante sua permanência na RPA entraremos em contato com seus acompanhantes. Daremos alguns detalhes de como foi a operação e como as coisas correrão nas próximas horas, até sua alta. São medidas tais como não se levantar sem ajuda da enfermeira, como agir caso você sinta enjoos ou vomite na primeira vez que for comer, tipos de desconforto que pode sentir e como resolver, possibilidade de retenção urinária, introdução dos medicamentos habituais, etc.

Uma informação importante para você e, principalmente, seus acompanhantes é o tempo que ficará fora do quarto. Mesmo a cirurgia durando 1 hora, a sua permanência fora do quarto será de 3 a 4 horas por conta de todo o preparo pré e o pós-operatório na RPA.

cirurgia de hérnia

A alta hospitalar normalmente é dada no dia seguinte pela manhã, após visita médica. Nesse momento serão passadas orientações a respeito de movimentos, medicamentos, alimentação, cuidados com a região operada e com os cortes cirúrgicos. Orientação para retorno com seu médico deve ser passada nesse momento. Eu e minha equipe sempre deixamos um telefone celular para contato em caso de necessidade.

Com todos os cuidados pré-operatórios feitos, as normas de “cirurgia segura” do hospital seguidas, cirurgia realizada por uma equipe experiente e as orientações da alta seguidas, sua cirurgia tem tudo para correr bem e ser um sucesso.

Saiba mais

Em novas postagens veremos como será sua primeira semana em casa após a cirurgia e quais as possíveis complicações do tratamento operatório de hérnias inguinais. Aguarde, pois, tenho certeza que são informações úteis para você ou seus conhecidos.

Mais uma vez coloco-me a disposição para esclarecer dúvidas, tanto pela página www.silviogabor.com.br pelo e-mail contato@silviogabor.com.br e em consultas marcadas pelo telefone (11) 30647088.

Um abraço amigo

Dr. Silvio

Entre em contato com o Dr. Silvio Gabor

Deixe sua mensagem!