cirurgia

Após a cirurgia, algumas orientações devem ser passadas a você e seus acompanhantes. Tanto de como será o período de internação (em geral 1 dia) quanto de orientações de comportamento durante a primeira semana, até o retorno com seu cirurgião. Essas orientações variam entre os profissionais da área. Veremos a seguir as orientações que minha equipe e eu passamos para nossos pacientes.

Essas orientações são gerais e sofrem adaptação de paciente para paciente, não sendo regras fixas para todo mundo. A preocupação mais comum entre meus pacientes é no que diz respeito a dor. Sentir dor após uma cirurgia de hérnia, laparoscópica ou aberta, é absolutamente normal e esperado. Logo após o término do efeito da anestesia é possível sentir uma dor nos ombros, mais comum no ombro direito, se você foi submetido à laparoscopia. Isso se deve ao gás de CO2 injetado em seu abdome para afastamento das estruturas abdominais (pneumoperitonio) e permitir a cirurgia.

shutterstock_655688407

Mesmo que a equipe cirúrgica faça o procedimento de aspirar o máximo possível do CO2 após finalizada a cirurgia, pode acontecer que alguma quantidade permaneça. Isso leva à irritação do Nervo Frênico, um nervo do abdome, que é o responsável por essa dor. O organismo cuida de absorver o restante do gás e essa dor costuma desaparecer em até 48 horas. Outras dores podem aparecer no local das punções da laparoscopia ou do corte da cirurgia aberta. Essas dores são controladas com analgésicos comuns e raramente precisam de medicação “mais forte”. Elas vão diminuindo e geralmente não são mais sentidas após 5º ou 7º dia. Ao sair do hospital você receberá uma receita médica com todas as orientações sobre medicamentos e seu uso.

Chegando em casa

Evite esforço físico. Andar pela casa e subir escadas é permitido e até aconselhável, desde que com cuidado. Isso evita atrofias e tromboses. Em caso de tosse, coloque um travesseiro sobre a virilha e apoie sua mão sobre ele. Isso ameniza o desconforto. Fique tranquilo pois é muito raro ruptura de algum ponto ou da tela pelo ato de tossir. Nas consultas de retorno, você será liberado gradativamente para retorno às suas atividades normais. Academias e esforços mais intensos costumam ser liberados após 4 a 6 semanas.

Lave o(s) corte(s) com água e sabão. Enxágue bem e deixe-os descobertos. Seque esses cortes com secador em temperatura morna, ajuda a manter o local seco. Hematomas podem ocorrer e não significam nenhum problema. Você perceberá que com o passar dos dias eles ficarão arroxeados e depois tenderão a ficar azulados, esverdeados, amarelados e desaparecerão. Pode acontecer, também, da área próxima ao corte parecer amortecida. A sensação de normalidade volta com o tempo. Existe a possibilidade da saída de pequena quantidade de sangue nos primeiros dias ou mesmo de uma secreção amarelada. Caso a região esteja vermelha e dolorida, comunique imediatamente seu médico.

cirurgia

Não tome sol até ser liberado e não passe nenhum produto sem orientação médica para não comprometer o aspecto final.

Alimente-se normalmente. Não há restrição de alimentos além daquelas que já haviam no pré-operatório (dieta para hipertensos, diabéticos, etc.). Procure comer menor quantidade de alimentos por vez e não fique mais do que 4 horas sem ingerir algo. Evite bebidas alcoólicas e refrigerantes, pois a distensão gasosa com certeza será um incomodo a mais. Tome pelo menos 2 litros de água e capriche na ingesta de frutas, legumes e saladas. Seu intestino pode ficar até 3 dias sem funcionar.

Saiba mais

O primeiro retorno deve ser feito por volta do 7º dia quando, se estiver tudo bem, você será liberado para dirigir automóveis. Andar de motocicleta ou bicicleta deve ser evitado por cerca de 2 meses.

Como sempre esse post serve como orientações gerais. Cada caso deve ser analisado pelo cirurgião responsável de acordo com a necessidade de cada paciente. Curta a minha página e compartilhe. Com certeza outras pessoas irão se beneficiar. Para dúvidas e comentários acesse www.silviogabor.com.br ou pelo e-mail contato@silviogabor.com.br. As consultas são marcadas pelo telefone (11) 3064-7088.

Um abraço amigo

Dr. Silvio

Entre em contato com o Dr. Silvio Gabor

Deixe sua mensagem!