O Que é Gastroenterite e Como Tratar?

A gastroenterite se trata de uma inflamação, que afeta parte do intestino e estômago, que ocorre devido à contaminação de parasitas, vírus e bactérias. Sendo mais comum nas regiões onde não há tratamento adequado da água consumida, manifesta-se com diarreia, vômitos, cólicas e febre.

A Salmonella, bactéria presente em ovos e frango cru, pode causar formas graves da doença. Assim, cuidados no manuseio e preparo dos alimentos são fatores importantes no desenvolvimento da doença.

A gastroenterite se trata de uma inflamação, que afeta parte do intestino e estômago

Nas crianças, é comum a gastroenterite por rotavírus. A gastroenterite, seja ela bacteriana ou viral, tem como a sua pior consequência a desidratação e pode levar à morte os indivíduos de saúde mais frágil, isto é, crianças, idosos e indivíduos com outras doenças associadas.

A doença pode ser transmitida não apenas pelos alimentos mal preparados ou falta de saneamento básico, mas também pode ser adquirida através do contato humano com uma pessoa infectada.

Causas da Gastroenterite:

Como a doença se manifesta através da contaminação das pessoas pelo agente causador, inúmeras são as causas da gastroenterite. O que se sabe é que em estações mais quentes a doença aparece mais, e isso acontece porque os vírus, as bactérias e os parasitas conseguem se proliferar mais rapidamente durante o verão.

A melhor forma de evitar a gastroenterite é lavar bem os alimentos, tendo todos os cuidados pertinentes em relação à higiene das comidas, e não tomar água da torneira não tratada. Lave sempre as mãos antes de alimentar-se.

A Salmonella, bactéria presente em ovos e frango cru, pode causar formas graves da doença

Sintomas da Gastroenterite:

Podemos elencar, como principais sintomas:

  • Diarreias;
  • Vômitos frequentes;
  • Enjoos;
  • Desconforto na região abdominal;
  • Cólicas intestinais;

Tratamento para Gastroenterite:

Nos casos mais comuns, o tratamento é reidratação oral e uso de medicamentos para controle de dor, vômitos, febre, etc. Na maioria das vezes é auto limitada, isto é, cura-se sozinha.

Reidratação oral

Nos casos mais graves da gastroenterite, passa a ser importante a reidratação intravenosa, já que o indivíduo pode estar demasiadamente fraco e até perder os sentidos por falta de hidratação. Durante o tratamento, é aconselhado a ingestão de bastante líquidos, como água, água de cocô e soro caseiro, na busca pela reidratação.

Prevenção:

  • Lavar as mãos sempre antes de se alimentar;
  • Frutas, vegetais, folhas, e outros alimentos do tipo, devem ser muito bem lavados antes do consumo;
  • Respeitar o prazo de validade dos alimentos;
  • Higienizar a casca do ovo antes de consumir o alimento;
  • Consumir, preferencialmente, alimentos cozidos;

Lave muito bem as frutas, verduras ou qualquer outro alimento antes do consumo

Curiosidades:

O nome “gastroenterite” foi utilizado pela primeira vez em 1825. Antes disso, a doença era conhecida como “gripe intestinal”. Além disso, segundo a Organização Mundial da Saúde, a OMS, a doença afeta cerca de cinco milhões de pessoas no mundo todos os anos;

A gastroenterite mata milhões de pessoas, principalmente crianças, nos países mais pobres do mundo. No ano de 1980 a doença matou, estima-se, mais de 4,6 milhões de crianças em todo o mundo;

Marque uma Consulta | (11) 3064-7088 ou (11) 2339-7507

Entre em contato com o Dr. Silvio Gabor

Deixe sua mensagem!