
Hemorroida Sangrando? O Que Devo Fazer? Quem Devo Procurar?
Escrito por: Silvio Gabor | 17 de março de 2017
A doença hemorroidária, ou “hemorroidas”, como é chamada popularmente, é um dos problemas mais comuns no mundo. Ela se desenvolve quando as formações vasculares da região anal incham e inflamam. Já foi diagnosticada hemorroida em mulheres e homens de todas as idades. Estima-se que só no Brasil 800 mil pessoas são afetadas anualmente pela doença.
Causas da Hemorroida:
Embora existam diversos sintomas, nem sempre eles apontam para a existência de hemorroidas. Por isso, é preciso contar com um especialista para ter o tratamento adequado. Saiba o que fazer em cada caso.
Como eu sei que tenho Hemorroida?
Existem dois tipos de hemorroidas, a interna e a externa. Quando a inflamação e o inchaço estão na região interna, o paciente pode não notar a doença nas suas fases iniciais. É preciso estar atento a alguns sintomas, pois em qualquer caso poderá haver:
- Sangramento, principalmente na hora da defecação
- Pruridos anais
- Dores
- Inchaço
- Nódulo sensível na região
- Comichão
- Prolapso (quando a região afetada está exteriorizada)
Se você perceber um ou mais desses sintomas, entre em contato com um proctologista. Não tente realizar tratamentos recomendados por quem não é especialista. A automedicação pode agravar a situação, levando você a desenvolver outros problemas mais sérios. O proctologista saberá o que fazer no seu caso.
Avanço da Doença Hemorroidária:
Além de serem classificadas entre os tipos interna e externa, a hemorroida pode apresentar vários graus quando é interna. Veja quais são eles:
- Grau I: As veias hemorroidárias começam a ser afetadas e aumentam de tamanho. Aparece sangramento nas evacuações.
- Grau II: Na hora da evacuação, além do sangramento, os mamilos hemorroidários vão para fora do canal anal e retornam espontaneamente.
- Grau III: Existe o sangramento ao evacuar e exteriorização das hemorridas, que só retornam com ajuda manual.
- Grau IV: O sangramento durante a defecação pode ser de grande volume e o prolapso é permanente e irredutível, o que causa um grande desconforto ao paciente.
Hemorroida Sangrando: O Que Fazer?
A hemorroida sangrando é sinal de que o tratamento precisa ser iniciado ou de que não está surtindo efeito. Nesses casos, é preciso ir ao seu proctologista para realizar um novo exame de hemorroida, pois a doença pode ter avançado de grau.
O papel do paciente é extremamente importante para conter o sangramento. Uma dieta rica em fibras e a ingestão de muitos líquidos são essenciais para o tratamento. Exercícios físicos também ajudam, desde que sejam leves. Manter os movimentos intestinais regulares é essencial, portanto evite o consumo de:
- Tabaco
- Café
- Pimenta
- Álcool
A obesidade e a gravidez também podem agravar as hemorroidas devido às pressões exercidas nos canais vasculares. Pessoas que sofrem de pressão arterial elevada estão mais expostas ao problema e precisam de um tratamento que leve isso em consideração.
Quando há um sangramento excessivo, é possível que a hemorroida tenha rompido. Em situações assim é preciso estancar o sangue e procurar atendimento médico imediatamente.
Em algumas situações é recomendada a intervenção cirúrgica, para remover o sangue coagulado. Existem ainda os tratamentos de escleroterapia, criocirurgia e ligadura elástica para os graus I e II ou a cirurgia de remoção da hemorroida para graus III e IV. Seu médico irá lhe indicar o adequado à sua situação.
