Muito tem se estudado sobre hérnias inguinais e eu, como cirurgião geral e interessado nesse assunto, tenho me aprofundado nesse tipo de patologia e seu tratamento.

Há cerca de 3 anos, iniciei o Grupo de Parede da Faculdade de Medicina da Universidade de Santo Amaro (UNISA) em São Paulo. As atividades desse Grupo tem permitido transmitir aos alunos e residentes conhecimentos cada vez mais detalhados sobre o assunto, o que irá servir para melhorar os resultados no tratamento dessa doença em futuro muito próximo. Esse Grupo de Parede da UNISA já é conhecido e reconhecido por outras escolas médicas e grupos que se dedicam ao aprimoramento dos estudos de hérnias Brasil afora. E eu tenho a honra de contar com a parceria do Dr. Murillo de Lima Favaro.

Desde então, tenho participado de congressos nacionais e internacionais, ou em outros tipos de cursos e encontros entre os quais destaco 2 participações no ACS (American College of Surgeons), 2 presenças no congresso da EHS (European Hernia Society), 1 congresso mundial de hérnias, 2 congressos da SBH (Sociedade Brasileira de Hérnia), 2 congressos SOBRACIL (Sociedade Brasileira de Cirurgia Laparoscópica e Minimamente Invasiva), entre outros, nos quais tenho feito palestras, presidido mesas de debates, ministrado aulas ou apresentado trabalhos, avaliado trabalhos em forma de pôsteres, vídeos ou tema livres. Minha próxima atividade será na SBAD (Semana Brasileira do Aparelho digestivo) em novembro de 2018.

hernia

Sou o responsável há 2 anos pelas aulas de hérnias ministradas ao quarto ano de ensino médico da Faculdade de Medicina da UNISA, e tenho conseguido um ótimo entendimento por parte dos alunos desse assunto complexo, pois exige o conhecimento detalhado da anatomia e fisiologia da região comprometida. Para tranmissão de conhecimentos e uma comunicação eficaz tenho empregado metodologia de ensino moderna com uso de Programação Neurolinguística (PNL), técnica na qual venho me aprofundando e especializando.

Organizei cursos em hospitais como o Hospital Geral do Grajaú, voltado para alunos e residentes de cirurgia, e Hospital São Luiz Morumbi (Rede D´or), onde Dr. Murillo, Dr. Alexander Charles Morrel e eu, montamos e realizamos curso com aulas e cirurgias transmitidas ao vivo para colegas médicos iniciando nas cirurgias de hérnia, visando compartilhar ensino e aprendizado com alunos, residentes e outros colegas que também se dedicam a entender as hérnias e aprimorar seu tratamento.

Projeto inovador

Participei de projeto inédito e revolucionário, idealizado pelo Dr. Murillo, onde realizamos a cirurgia de hérnia inguinal por laparoscopia usando apenas anestesia regional, sem necessidade de entubação como na anestesia geral ou injeção nas costas por causa da raqui ou peridural. Esta técnica que permite, além da correção cirúrgica da hérnia de maneira tranquila e segura, alta hospitalar no mesmo dia e retorno precoce às atividades diárias, com um mínimo de dor local. Esse projeto está em fase final de publicação em revista médica especializada fora do Brasil, mas já tem tido excelente aceitação por parte de colegas que conhecem o projeto. Essa técnica, em breve, permitirá o reconhecimento mundial de nosso trabalho.

Em minha experiencia internacional, estive recentemente acompanhando o serviço do Dr. Salvador Morales-Conde, um dos principais nomes da herniologia europeia e mundial. O Dr. Salvador (Sevilla – Espanha) é o idealizador de uma técnica para correção de hérnias ventrais, conhecida por LIRA (Laparoscopic Intraabdominal Rectus Abdominoplasty) e que tem se espalhado pelo mundo como uma excelente opção tática. Nessa visita tive a oportunidade de aprender com o Dr. Salvador alguns detalhes dessa cirurgia, assim como de outras, e estou ajudando-o na sua difusão pelo nosso País.

E como sei que para o paciente leigo, existem muitas dúvidas a respeito do que é e como se trata hérnias inguinais, preparei uma série de postagens para ajudar no esclarecimento desse público.

Hérnia-Inguinal-1

Próximos posts sobre hérnias

Em breve lançarei uma série de postagens para ajudar o público leigo a entender mais a respeito das hérnias inguinais:

Saiba mais

Tudo para que você, que me acompanha, entenda mais sobre o assunto. Terei o cuidado de usar linguagem fácil de ser entendida por não médicos. Estarei sempre disponível para esclarecer dúvidas. Acesse o site www.silviogabor.com.br ou mande e-mail para contato@silviogabor.com.br e em consultas marcadas pelo telefone (11) 30647088.

Leia, participe, divulgue. Vamos ajudar a esclarecer o assunto. Conto com sua participação.

Um abraço amigo
Dr. Silvio Gabor

Entre em contato com o Dr. Silvio Gabor

Deixe sua mensagem!