
O Que Fazer Quando Existe Sangramento nas Hemorroidas?
Escrito por: Silvio Gabor | 17 de março de 2017
A hemorroida é uma das doenças mais comuns no Brasil. Cerca de 800 mil pessoas são afetadas pela doença anualmente no país. Acontece quando as veias da região anal incham e inflamam. Um dos sintomas é o sangramento, que pode acontecer sempre que o paciente evacua. A seguir explicaremos as formas de manifestação da doença e o que fazer quando há o sangramento.
Quando Considerar a Cirurgia?
Tipos de Hemorroida:
Existem dois tipos de hemorroida, a interna e a externa:
1 – Hemorroida Interna:
Por estar no interior do ânus, o paciente não costuma sentir os sintomas nas fases iniciais. Ele percebe, primeiramente, o sangue que sai na hora da defecação.
2 – Hemorroida Externa:
A hemorroida externa localiza-se ao redor do orifício anal, em forma de nódulo duro, que é encoberto por uma pele fina. Normalmente só sangra quando as veias se rompem.
A Hemorroida Interna Possui 4 Graus:
- Grau I: A hemorroida se desenvolve no interior do ânus devido ao aumento das veias. Existe sangramento ao evacuar.
- Grau II: Durante a defecação, além do sangramento você perceberá que a hemorroida sai do ânus e volta espontaneamente.
- Grau III: Acontece a saída da hemorroida que só retorna com a ajuda da mão. Persiste o sangramento durante a evacuação.
- Grau IV: No grau mais avançado da doença, a hemorroida fica permanentemente na parte exterior do ânus. O sangramento continua existindo durante o ato evacuatório.
O que fazer em casos de sangramento nas hemorroidas?
Entre os sintomas da doença hemorroidária, o sangramento é o mais comum e perceptível.
O sangramento nas hemorroidas pode estar acontecendo devido aos hábitos do paciente. Ele precisa manter uma rotina saudável para ter a doença curada. É imprescindível adotar uma dieta rica em fibras e tomar muita água.
Deve-se evitar o consumo de álcool pimenta, café e tabaco, pois contêm substâncias altamente prejudiciais às hemorroidas. O intestino também precisa estar funcionando regularmente para que o problema não se agrave.
Se o sangramento nas hemorroidas persistir, mesmo com o tratamento correto sendo feito, pode estar havendo uma piora do quadro, o que exige uma reavaliação do seu médico para identificar as causas da não melhora. Em alguns casos é recomendada a intervenção cirúrgica.
Como é feita a cirurgia de hemorroida?
Existem diversas técnicas utilizadas na cirurgia da hemorroida. Veja:
- Ligadura elástica: Na base da hemorroida é colocada uma banda elástica que levará à cessação do transporte de sangue para os vasos doentes
- Escleroterapia: Um líquido é injetado nos vasos da hemorroida para que não haja mais circulação de sangue em seu interior.
- Hemorroidectomia: A hemorroida é removida com cirurgia
- PPH: É a remoção dos tecidos doentes por técnica de grampeamento circular desta área
- THD: Técnica sem cortes. Há uma sutura dos vasos sanguíneos que fornecem sangue à hemorroida
Entre em contato com um Gastroenterologista para entender seu caso. Depois do diagnóstico da hemorroida é possível saber qual o tratamento mais adequado, e qual técnica é a melhor para ser empregada.
